A saúde de sua empresa depende do fluxo de caixa

Atualizado: 1 de abr. de 2019

Vender muito e ter alta lucratividade não bastam para manter o equilíbrio saudável de suas contas .



Ter uma empresa saudável é como cuidar de nossa família. O primeiro ponto em que pensamos é se as contas estão em dia. Manter a musculatura necessária para enfrentar os desafios dos compromissos mensais, e até diários, envolve muito, muito planejamento e experiência.

"As coisas parecem sair do controle e nesta condição, fica difícil estabelecer o diagnóstico correto. Ainda mais sendo pequeno ou médio empresário."

Quando não conseguimos cumprir todos nossos compromissos financeiros é um sinal de que algo grave está acontecendo, mesmo com resultados que consideramos espetaculares. As coisas parecem sair do controle e nesta condição, fica difícil estabelecer o diagnóstico correto. Ainda mais sendo pequeno ou médio empresário.


A falta de planejamento do fluxo de caixa leva empresas à falência


Um detalhado estudo realizado pelo SEBRAE, intitulado Causa Mortis – O Sucesso e o Fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida, apontou que 47% das empresas faliram devido a erros no planejamento de seu fluxo de caixa. Em suma, estas empresas não fizeram uma análise preventiva da evolução das receitas frente às despesas do seu negócio .


Segundo o estudo, sua empresa terá 47% de chance de morrer quando não realiza adequadamente o planejamento correto do fluxo de caixa. E fica mais grave, pois, diante da dificuldade de pagar as contas, mesmo obtendo lucro, o empresário foca sua estratégia apenas no aumento das vendas, esquecendo-se que isto tem como efeito colateral mais gastos com produção, estoque, logística, entre outros.

"Não há negócio que resista nestas condições. Você precisará entender o ritmo de entrada / saída do fluxo de caixa, bem como quando este se alonga ou diminui."

Ao final, você acaba percebendo que a solução disto não está nas vendas ou nas despesas, mas na dosagem dos prazos em que eles ocorrem. Sua empresa acaba financiando toda escala produtiva antes de receber qualquer valor de venda. O resultado é que você necessita de cada vez mais capital, progressivamente, para manter sua empresa funcionando.


Não há negócio que resista nestas condições. Você precisará entender o ritmo de entrada / saída do fluxo de caixa, bem como quando este se alonga ou diminui, evitando que acabe recorrendo a empréstimos desnecessários, pagando juros e serviços de dívidas adquiridas para este fim, sangrando as finanças de sua empresa.


Quer saber como tudo isso funciona?


Por intermédio de nossos serviços de consultoria financeira você poderá solucionar esse problema de forma simples e imediata, com confiabilidade plena que você e sua empresa merecem. Tenha uma gestão saudável e robusta. Fale com um de nossos consultores.


Muito obrigado e até mais.

10 visualizações0 comentário